Monofosfato de uridina é um nucleosídeo de pirimidina encontrado em todos os organismos vivos, desde humanos até bactérias. É um dos quatro blocos de construção repetitivos que compõem o RNA (Ácido Ribonucleico), uma das moléculas de informação principal em cada célula do corpo humano.
Uridina é tão importante para o desenvolvimento cerebral que é incluída em fórmulas infantis humanas. Quando tomado como um suplemento nootrópico, o Uridina Monofosfato facilmente atravessa a barreira hematoencefálica e tem uma melhor biodisponibilidade do que fontes alimentares de uridina.
O Monofosfato de uridina tem sido mostrado para aumentar a densidade de neurônios e sinapses, a liberação de dopamina e acetilcolina, melhorar a aprendizagem e memória, e diminuir a depressão. Além disso, a uridina é um importante bloco de construção para a síntese de neurônios e sinapses, e melhora o crescimento de neuritos, que são projeções dos neurônios que facilitam conexões com outros neurônios. Uridina Monofosfato também ajuda a melhorar o humor, aumentar os neurotransmissores e proteger o cérebro.
Visão geral
A Monofosfato de uridina (UMP ou ácido 5′-uridílico) é um nucleosídeo pirimidínico que é um dos 4 componentes que compõem o RNA (ácido ribonucleico). O RNA é um primo molecular do DNA (ácido desoxirribonucleico). O DNA é o banco de memória para todos os organismos vivos. O RNA funciona como uma molécula mensageira, transportando o plano fornecido pelo DNA para pequenas fábricas celulares chamadas ribossomos. Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas e usam o plano enviado pelo DNA por meio do RNA para produzir a proteína certa para o trabalho necessário.
Sem a uridina para compor o RNA, o DNA não poderia transmitir as informações para que as proteínas fossem sintetizadas. E a vida como a conhecemos deixaria de existir.
O corpo humano produz alguma uridina. E obtemos uridina do RNA dos alimentos que comemos, incluindo beterraba, cerveja, brócolis, peixe, cogumelos, aveia, salsa, cana-de-açúcar, tomate e levedura de cerveja. A cerveja fornece um dos maiores teores de uridina de todos os alimentos testados.
O problema é que a maior parte da uridina que obtemos dos alimentos nunca chega do nosso sistema digestivo ao nosso cérebro. Portanto, precisamos suplementar com uridina monofosfato (UMP) para experimentar os benefícios da uridina.
A uridina faz muito mais do que apenas atuar como um bloco de construção do RNA. A uridina atua na formação de neurotransmissores e na criação de novas sinapses.
Adicionar uridina monofosfato ao seu stack pode ajudar a melhorar a alerta, foco, memória, capacidade de aprendizado e humor.
Os pesquisadores descobriram que a Uridina Monofosfato sozinha pode melhorar a memória. Mas, empilhar UMP com DHA (Omega-3) e colina funciona em sinergia, aumentando o número de sinapses. Resultando em melhora da cognição.
Melhor suplemento para Inteligência (Foco, Concentração e Memória)
Aumente sua produtividade com Biohack
- MELHORA A CONCENTRAÇÃO: Biohack é para quem precisa melhorar a concentração e turbinar a mente com boas ideias.
- APERFEIÇOA O FOCO: Ta faltando foco para sua produtividade? Inclua o Biohack na sua rotina e nutra o seu cérebro.
- FACILITA O APRENDIZADO: Biohack possui componente que atuam na nutrição cognitiva, fornecendo energia aos neurônios e aumentando o seu aprendizado.
- AUMENTA A PERFORMANCE: Biohack é um excelente aliado para quem procura uma melhor performance cognitiva seu dia-a-dia.
Como o Monofosfato de uridina Funciona no Cérebro?
Uridina Monofosfato (UMP) é um composto orgânico que desempenha um papel importante na saúde e função cerebral. Ele é um componente do RNA que pode melhorar a função cognitiva, memória e humor. UMP é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e está envolvido em vários processos importantes no sistema nervoso, incluindo a manutenção das membranas celulares no sistema nervoso e a criação de conexões entre os neurônios.
Uridina Monofosfato é um precursor da formação de CDP-Colina, que é por sua vez um precursor da formação de fosfatidilcolina (PC). A PC separa-se em colina e esfingomielina no cérebro. A colina está disponível para formar acetilcolina (ACh), um neurotransmissor crucial para o desempenho cognitivo. Uridina Monofosfato também ajuda a aumentar a formação de sinapses, melhorando o crescimento dos neuritos. Ele sinaliza esse crescimento ativando o receptor P2Y2, que controla a diferenciação neuronal e a síntese de proteínas sinápticas.
A memória é largamente dependente da neuroplasticidade, que está associada à capacidade de aprender e formar memórias. A formação de novos neurônios (neurogênese), novas sinapses (sinaptogênese), formação de dendritos e reorganização de redes são processos críticos para essa neuroplasticidade. A uridina ajuda a impulsionar o crescimento de novas sinapses no cérebro, aumentando a sinalização entre os neurônios e auxiliando na formação de acetilcolina (ACh).
Pesquisas mostram que a uridina pode melhorar a memória e o aprendizado, além de ajudar a aumentar a formação de novas sinapses. A uridina também ajuda a melhorar o humor, estimulando a liberação do neurotransmissor dopamina dos receptores de dopamina no cérebro. A dopamina tem um efeito significativo no humor, aprendizado e atenção. Além disso, a uridina ajuda a promover a síntese de proteínas sinápticas e a diferenciação neuronal, o que pode ajudar a melhorar a função cognitiva.
A uridina monofosfato é um composto orgânico que pode melhorar a saúde e função cerebral, aumentando a formação de sinapses, melhorando o crescimento dos neuritos e ajudando na formação de acetilcolina (ACh). Ele também ajuda a melhorar o humor, estimulando a liberação de dopamina dos receptores de dopamina no cérebro. A uridina é um precursor importante para a formação de CDP-Colina, que é necessário para a síntese de fosfatidilcolina (PC), um componente crucial das membranas celulares no cérebro.
Como as coisas pioram
Os níveis de uridina diminuem à medida que envelhecemos, o que pode afetar negativamente a cognição, memória, lembrança, tempo de reação e humor. Além disso, a degeneração das membranas celulares do cérebro, a diminuição dos níveis de neurotransmissores e a redução dos neurônios e sinapses são alguns dos fatores que contribuem para doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson, ELA, epilepsia e demência. Se não foi amamentado como bebê, você já começa a vida com um déficit de uridina, uma vez que o leite materno fornece a uridina necessária para o crescimento ideal do cérebro.
O Uridine Monophosphate pode ajudar a combater esses problemas, pois melhora o crescimento e a reestruturação das sinapses cerebrais, além de ser capaz de reduzir a inflamação. Também pode melhorar a função hepática, a metabolização de lipídios e ácidos graxos, a glicose e o armazenamento de glicogênio nas células de gordura. Além disso, o Uridine Monophosphate tem sido estudado como um tratamento potencial para o transtorno bipolar e o comprometimento cognitivo leve.
Benefícios do Monofosfato de uridina
O Uridine desempenha um papel crítico no metabolismo de pirimidina no cérebro. Em termos simples, a uridina monofosfato promove o crescimento de neurônios e sinapses e a reparação de DNA. Neurohackers relatam que a adição de uridina monofosfato ao seu conjunto nootrópico ajuda a reduzir o declínio cognitivo geral, aumentar a fosfatidilcolina livre (PC), aumentar a acetilcolina no cérebro, aumentar a densidade de receptores (neurogênese) e sinapses (sinaptogênese), melhorar a saúde da membrana celular de fosfolipídio e aumentar o aprendizado e a memória.
Além disso, o suplemento de uridina monofosfato pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e os sintomas de TOC e reduzir a ansiedade. Estudos também mostram que a suplementação de uridina monofosfato pode ser útil em intervenções dietéticas para melhorar a saúde do cérebro, juntamente com outros nutrientes como ácido fólico, citicolina e vitamina B12.
Como se sente o Monofosfato de uridina?
Neurohackers relatam que a suplementação de Monofosfato de uridina (UMP) é mais pronunciada quando combinada com DHA ou Omega-3. A UMP aumenta o humor e alivia a depressão, melhorando a sensação de “bem-estar”. Além disso, a fluidez verbal, a memória e o foco são notados em doses tão baixas quanto 150 mg de UMP.
Aqueles que lidam com TDAH relatam que o uridine monophosphate aumenta a cognição sem causar ansiedade ou mudanças de humor. Isso é respaldado pela ciência que mostra que a uridina reduz os efeitos colaterais associados à medicação que afeta a neurotransmissão da dopamina e do GABA.
Outros relatam que o uridine monophosphate ajuda a trazer clareza de pensamento, resolvendo problemas mais rapidamente e com mais facilidade, matemática é mais fácil e tomar decisões a partir de um estado emocional claro simplifica a vida.
O fio comum na maioria das avaliações sobre uridine monophosphate é um maior sucesso ao tomar uridina com um suplemento de colina como Alpha GPC e Omega-3. Essa sinergia é respaldada por vários ensaios clínicos humanos.
A UMP também pode melhorar a qualidade do sono, especialmente o sono de ondas lentas, que é o estágio mais restaurador do sono. Além disso, a uridina aumenta a produção de acetilcolina, que é um neurotransmissor importante para a cognição e o aprendizado.
A suplementação de uridine monophosphate pode melhorar o humor, a cognição, a clareza de pensamento, a qualidade do sono e a produção de acetilcolina.
Suplementação de Uridina Aumenta a Inteligência
A suplementação de certos nutrientes pode influenciar a função cerebral, mesmo que você não esteja tentando “corrigir um problema”. Sabe-se que o DHA (Ômega-3) suplementar pode melhorar a cognição em humanos. O DHA compõe 60% do seu cérebro e é mais proeminente na membrana fosfolipídica de cada uma de suas células cerebrais.
Adicionar DHA ao seu stack nootrópico também foi mostrado para aumentar a densidade de espinhas dendríticas no hipocampo, o que melhora a transmissão sináptica. Pesquisadores descobriram que a suplementação de Uridina Monofosfato (UMP) também promove a síntese de fosfatídeos sinápticos. Mas os cientistas descobriram que tomar DHA com Uridina tem um efeito ainda maior na síntese de fosfatídeos sinápticos, maior do que tomar cada nootrópico separadamente.
Os cientistas também descobriram que combinar DHA com Uridina Monofosfato e colina amplia o aumento da densidade dendrítica no hipocampo. Em um estudo muito detalhado com gerbos, os pesquisadores descobriram que a suplementação de uridina, DHA e colina aumentou significativamente o aprendizado e a memória nos animais jovens.
Uridina Monofosfato Combate a Depressão
A pesquisa confirmou os efeitos antidepressivos dos ácidos graxos ômega-3. O professor associado de psiquiatria William A. Carlezon Jr. da Universidade de Harvard também descobriu que a uridina, um composto encontrado em beterraba açucareira e melaço, tem efeitos semelhantes. E quando ambos ômega-3 e uridina foram usados em combinação, foram eficazes em doses menores de cada um.
O professor Carlezon especulou que os efeitos antidepressivos do ômega-3 e da uridina foram causados por afetar as gorduras no cérebro. Tornar as membranas mais resilientes facilitou o fluxo de neurotransmissores. Um desequilíbrio de neurotransmissores é considerado uma causa de depressão.
Para testar essa teoria, o professor e seus colegas colocaram ratos em um teste de natação de 15 minutos, durante o qual os animais eventualmente pararam de tentar subir para fora do tanque de água e ficaram em grande parte imóveis, apenas o suficiente para manter suas cabeças acima da água. Depois do teste, os ratos foram secos com uma toalha, colocados em um recinto quente por 30 minutos e depois devolvidos às suas gaiolas. No dia seguinte, os ratos foram retestados por 5 minutos cada. E os ratos que não receberam ômega-3s ou uridina se tornaram muito menos rapidamente imóveis.
Os pesquisadores equiparam o início da imobilidade em ratos com a depressão em humanos. Os animais que receberam ômega-3 ou uridina, ou doses menores de ambos, continuaram a nadar. O professor Carlezon disse do estudo: “Eles parecem estar protegidos da capacidade do estresse de causar depressão”.
Adicionar ômega-3 ou uridina monofosfato ao seu stack pode ajudá-lo a evitar a depressão. Para um efeito antidepressivo ainda mais pronunciado, combine ômega-3 com uridina monofosfato, mas em doses menores de cada um.
Uridina Monofosfato Pode Ajudar a Prevenir a Doença de Alzheimer
Os pesquisadores do Alzheimer concordam que o declínio cognitivo visto em pacientes com Alzheimer é causado pela perda de sinapses cerebrais. Pesquisadores do MIT tinham uma teoria de que a restauração de algumas dessas sinapses poderia fornecer um tratamento eficaz para o Alzheimer.
Uma equipe do MIT relatou na Brain Research que roedores que receberam um coquetel de DHA (Ômega-3), uridina e colina mostraram uma concentração muito maior de espinhas dendríticas. Essas dendrites recebem mensagens em neurônios pós-sinápticos.
O chefe da equipe de pesquisa, professor Richard Wurtman, disse do estudo que a regeneração da sinapse havia ocorrido. Para os pesquisadores do Alzheimer, essa regeneração da sinapse foi muito incomum e surpreendente. Neste estudo, alguns dos ratos receberam todos os três compostos (Ômega-3, uridina e colina), e alguns receberam apenas um. As melhorias no crescimento de sinapses e na capacidade cognitiva foram maiores nos ratos que receberam todos os três.
Outras pesquisas em andamento há pelo menos 15 anos mostram que o tratamento precoce usando “dieta” pode retardar significativamente a progressão da doença de Alzheimer. Acredita-se que o desequilíbrio de neurotransmissores seja uma causa de depressão.
Publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, um estudo da Universidade de Eastern Finland e conduzido em toda a Europa provou que você poderia reduzir o risco de demência. E reduza a acumulação de amilóide em modelos de camundongos com Alzheimer.
Os resultados deste estudo mostraram que mesmo pequenas mudanças na composição da dieta podem, em um período de tempo suficientemente longo e em um estágio inicial da doença, levar a mudanças significativas no metabolismo cerebral e melhora do desempenho da memória. Os suplementos usados neste estudo incluíram uridina-monofosfato, fosfolipídios, vitaminas B e antioxidantes. Esta combinação foi colocada em um novo suplemento chamado “Souvenaid” (Amazon), que está passando por testes clínicos na Europa e nos Estados Unidos.
Dosagem Recomendada de Uridina Monofosfato
A dosagem recomendada de Uridina Monofosfato (UMP) para benefícios nootrópicos é de 150-250 mg duas vezes ao dia. É recomendado tomar UMP com um bom multivitamínico que inclua o grupo de vitaminas B e uma ampla gama de minerais traços, incluindo magnésio.
Introduza uma boa fonte de colina após algumas semanas de suplementação com uridina monofosfato. Se você descobrir que a suplementação de colina aumenta a depressão, pare de usar colina e tente usar ALCAR como alternativa.
O corpo de cada indivíduo é diferente. Encontrar a dose ideal de uridina monofosfato para você exigirá paciência e alguma experimentação. Pouca uridina e você não verá nenhum benefício por um longo tempo. Muita uridina e você se sentirá emocionalmente entorpecido e/ou excessivamente focado.
Efeitos Colaterais do Monofosfato de Uridina
O monofosfato de uridina é geralmente considerado seguro e bem tolerado, pois é produzido naturalmente no corpo. Tomar UMP com alimentos pode ajudar a evitar quaisquer efeitos colaterais.
Embora alguns neurohackers tenham relatado efeitos colaterais menores, como uma diminuição nas emoções, isso foi observado apenas em doses muito altas de monofosfato de uridina.
Se uma pessoa não responde bem às vitaminas do complexo B ou ao SAM-e, ela pode não desfrutar dos benefícios do UMP. Para saber mais sobre o fator de metilação envolvido nessa reação para algumas pessoas, é possível ler sobre metilação aqui.
Referências
MacKinnon RC, Simpson RA, Maclennan C. “Técnicas in vivo e in vitro usadas no estudo da síntese de RNA nos cérebros de ratos e camundongos em várias idades, do nascimento à senilidade.” Journal of Anatomy 1969 Mar; 104(Pt 2): 351–360.
Cansev M. “Uridina e citidina no cérebro: seu transporte e utilização.” Brain Research Revues . 2006 Set;52(2):389-97.
Pooler AM, Guez DH, Benedictus R., Wurtman RJ “A uridina aumenta o crescimento de neuritos no fator de crescimento nervoso diferenciado PC12 [corrigido].” Neurociência . 2005;134(1):207-14.
Wang L., Albrecht MA, Wurtman RJ “A suplementação dietética com uridina-5′-monofosfato (UMP), um precursor de fosfatídeo de membrana, aumenta o nível de acetilcolina e a liberação no estriado de ratos idosos” Brain Research . 2007 16 de fevereiro; 1133(1): 42–48.
Sakamoto T., Cansev M., Wurtman RJ “A suplementação oral com ácido docosahexaenóico e uridina-5′-monofosfato aumenta a densidade de espinhas dendríticas no hipocampo de gerbilo adulto.” Brain Research . 2007 Nov 28;1182:50-9.
Cansev M., Watkins CJ, van der Beek EM, Wurtman RJ “Uridina-5′-monofosfato oral (UMP) aumenta os níveis de CDP-colina no cérebro em gerbilos.” Brain Research . 2005 Out 5;1058(1-2):101-8.
Wang L., Albrecht MA, Wurtman RJ “A suplementação dietética com uridina-5′-monofosfato (UMP), um precursor de fosfatídeo de membrana, aumenta o nível de acetilcolina e a liberação no estriado de ratos idosos.” Brain Research . 2007 Fev 16;1133(1):42-8.
Wurtman RJ, Cansev M., Sakamoto T., Ulus IH “Uso de precursores de fosfatídeos para promover a sinaptogênese.” Annual Review of Nutrition . 2009;29:59-87.
Wang L., Pooler AM, Albrecht MA, Wurtman RJ “A suplementação dietética de uridina-5′-monofosfato aumenta a liberação de dopamina evocada por potássio e promove o crescimento de neuritos em ratos idosos.” Journal of Molecular Neuroscience . 2005;27(1):137-45.
Moffatt BA, Ashihara H. “Síntese e metabolismo de nucleotídeos de purina e pirimidina” Arabidopsis Book . 2002; 1: e0018.
Dobolyi A., Juhasz G., Kovacs Z., Kardos J. “Função da uridina no sistema nervoso central” Tópicos atuais em química medicinal , 2011, 11, 1058-1067.
Myers CS, Fisher H., Wagner GC “A uridina reduz a rotação induzida por l-Dopa e metanfetamina em ratos tratados com 6-OHDA” Farmacologia Bioquímica e Comportamento Volume 52, Edição 4, dezembro de 1995, Páginas 749–753.
Sakamoto T., Cansev M., Wurtman RJ “A suplementação oral com ácido docosahexaenóico e uridina-5′-monofosfato aumenta a densidade de espinhas dendríticas no hipocampo de gerbilo adulto.” Brain Research . 2007 Nov 28;1182:50-9.
Holguin S., Martinez J., Chow C., Wurtman R. “A uridina dietética aumenta a melhoria na aprendizagem e na memória produzida pela administração de DHA a gerbilos” The FASEB Journal . 2008 Nov; 22(11): 3938–3946.
Carlezon WA, Mague SD, Parow AM, Stoll AL, Cohen BM, Renshaw PF “Os efeitos semelhantes aos antidepressivos da uridina e dos ácidos graxos ômega-3 são potencializados pelo tratamento combinado em ratos” Biological Psychiatry Volume 57, Edição 4, P343-350 15 de fevereiro de 2005.
Trafton A. “’Coquetel’ de compostos melhora a função cerebral em roedores” MIT News news.mit.edu 26 de novembro de 2007 recuperado em 9 de agosto de 2016.
Koivisto H. et. Al. “Dietas especiais baseadas em lipídios aliviam déficits cognitivos no modelo de camundongo transgênico APPswe/PS1dE9 da doença de Alzheimer independente da deposição de amiloide cerebral.” Journal of Nutritional Biochemistry . 2014 fev;25(2):157-69.
Perguntas Frequentes
Para que serve uridina monofosfato?
Uridina monofosfato é um composto natural que pode ter efeitos positivos na função cognitiva, conexões sinápticas entre neurônios, sono, funcionamento da dopamina e mais. Também pode ter propriedades neuroprotetoras.
Para que serve Uridine 5 fosfato?
Uridine 5 fosfato é um composto natural que é importante para a síntese de RNA. Ele pode ter efeitos positivos na função cognitiva e na formação de memória.
Qual o medicamento que pode substituir o medicamento Etna?
Não há informações disponíveis sobre um medicamento que possa substituir o medicamento Etna. É importante consultar um médico antes de fazer qualquer mudança em sua medicação.
Para que serve o medicamento uridina?
Uridina é um medicamento que pode ser usado para tratar transtornos do metabolismo mitocondrial, como a síndrome de Lesch-Nyhan. Também pode ter efeitos positivos na função cognitiva, conexões sinápticas entre neurônios, sono, funcionamento da dopamina e mais.
Uridine 5 fosfato para que serve?
Uridine 5 fosfato é importante para a síntese de RNA e pode ter efeitos positivos na função cognitiva e na formação de memória.
Existem interações medicamentosas conhecidas com o monofosfato de uridina?
Não há informações disponíveis sobre interações medicamentosas conhecidas com o monofosfato de uridina. É importante consultar um médico antes de fazer qualquer mudança em sua medicação.