A apneia do sono pode matar você? A apneia é um distúrbio do sono no qual as pessoas têm uma respiração reduzida ou pausada durante o sono. Essas interrupções respiratórias repetidas podem reduzir a qualidade do sono e contribuir para complicações graves de saúde. Embora o tratamento resolva frequentemente os riscos à saúde associados à apneia do sono, se não for tratada, a apneia do sono pode ser um problema que coloca a vida em risco.
Aprender sobre a apneia do sono, bem como seus efeitos potenciais na saúde e os benefícios do tratamento, pode ajudar as pessoas com apneia do sono a entender esse distúrbio do sono e como trabalhar com seu médico para tratá-lo de forma mais eficaz. Este artigo abordará os riscos associados à apneia do sono e como o tratamento pode reduzir as complicações de saúde. Também serão discutidos os sinais que indicam a presença da apneia do sono e quando procurar aconselhamento médico.
O que é apneia obstrutiva do sono?
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio do sono comum que afeta entre 10% e 30% dos adultos americanos. Vários estudos de pesquisa mostraram que pessoas com AOS têm um risco maior de mortalidade por todas as causas, o que significa que elas têm mais chances de morrer de qualquer causa quando comparadas a pessoas que não têm AOS. A AOS não tratada também foi relacionada a um aumento do risco de morte por problemas cardiovasculares.
A pesquisa sugere que o risco de mortalidade em pessoas com apneia do sono pode estar ligado à gravidade das interrupções respiratórias. Os médicos classificam a gravidade da AOS com base nos sintomas da pessoa e no índice de apneia-hipopneia (IAH), que é calculado com base no número de interrupções respiratórias que ocorrem durante o sono. O risco de mortalidade por todas as causas foi encontrado para ser maior em pessoas com AOS mais grave.
Complicações da Apneia Obstrutiva do Sono Não Tratada
A apneia do sono pode matar você quando não tratada? A apneia obstrutiva do sono ocorre quando as vias aéreas superiores são bloqueadas por tecidos na boca e na garganta. Obstruções respiratórias podem afetar negativamente a saúde, influenciando o risco de várias complicações.
- Acidentes: Pessoas com AOS têm sono de qualidade inferior, levando a sonolência diurna e falta de concentração que as torna propensas a acidentes. A condução sonolenta é mais comum em pessoas com AOS, o que pode tornar acidentes de carro potencialmente fatais mais prováveis.
- Doença cardiovascular: Os efeitos da AOS no corpo são frequentemente observados no sistema cardiovascular. Por exemplo, pessoas com AOS não tratada têm mais chances de ter uma frequência cardíaca anormal, pressão alta, ataque cardíaco, derrame, doença cardíaca e hipertensão pulmonar.
- Diabetes tipo 2: A AOS pode interromper a maneira como o corpo gerencia os níveis de açúcar no sangue, aumentando o risco de diabetes tipo 2, uma condição que pode causar uma ampla gama de problemas de saúde adicionais.
- Problemas após a cirurgia: Pessoas com AOS têm mais chances de ter efeitos colaterais pós-operatórios indesejados, incluindo complicações que podem ser potencialmente fatais.
- Doença hepática: As taxas de doença hepática gordurosa não alcoólica são até três vezes mais altas em pessoas com AOS. Embora nem sempre estejam ligadas a complicações, essa condição pode causar danos hepáticos, câncer de fígado e, eventualmente, falência hepática.
Melhor suplemento de melatonina de 2023
Biohack Sono: melatonina com triptofano
- Contém melatonina que relaxa os músculos, reduz o estresse e cria padrões de sono mais profundos e consistentes.
- Inclui L triptofano, Vitamina b3, Vitamina b12, Vitamina b6 e Óleo de semente de abóborapara apoiar a produção natural de melatonina.
- Feito sem açúcar, amido, leite ou lactose, glúten ou trigo, soja, fermento ou peixe.
- Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias para clientes que não estiverem satisfeitos.
Pode-se Morrer Durante o Sono devido à Apneia?
A apneia do sono pode matar você dormindo? Embora seja incomum, é possível morrer durante o sono devido à apneia obstrutiva do sono não tratada. A pesquisa observacional descobriu que a OSA aumenta o risco de morte súbita de uma pessoa. Esse risco é maior em pessoas mais velhas, em pessoas com doenças críticas e em pessoas com OSA grave.
A maioria das pausas na respiração da apneia obstrutiva do sono é temporária. Quando as mudanças na respiração causam uma queda nos níveis de oxigênio, a pessoa acorda parcialmente para restaurar a respiração. No entanto, há relatos raros de pessoas que morreram devido à incapacidade de reiniciar adequadamente a respiração.
Quando a OSA não é tratada, ela também pode interferir nas funções normais dos sistemas cardiovascular e nervoso. Isso pode provocar anormalidades no ritmo cardíaco de uma pessoa e outros problemas que podem causar morte súbita cardíaca.
Apneia do sono pode matar você? Faça Nosso Quiz Para Saber Seu Risco
Se você já perguntou se a apneia do sono pode matar você, é um sinal de que é importante dar mais atenção a esse problema na sua vida.
Para entender se você pode ter apneia do sono, faça nosso quiz curto abaixo para ver se você apresenta algum sinal. O quiz pode ajudá-lo a identificar fatores de risco, como obesidade, histórico familiar ou problemas respiratórios. Se você tiver um alto risco, é importante discutir com seu médico para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Algumas perguntas do quiz incluem:
- Você ronca alto?
- Você se sente cansado ou sonolento durante o dia?
- Você tem dificuldade para dormir ou acorda frequentemente à noite?
- Você já foi diagnosticado com pressão alta ou diabetes?
Responder essas perguntas pode ajudá-lo a entender melhor seu risco de apneia do sono e tomar medidas para melhorar sua saúde.
Apneia do sono pode matar você: tratamento pode reduzir complicações?
O tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) pode eliminar ou diminuir as interrupções na respiração e no sono que estão associadas à condição. Como resultado, pessoas que são tratadas com eficácia para AOS podem evitar o risco aumentado de complicações e morte associados à AOS não tratada.
Como tratamento inicial da AOS, os médicos frequentemente prescrevem o uso de um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Um dispositivo CPAP envia ar pressurizado por meio de uma mangueira e máscara para manter as vias aéreas superiores abertas durante o sono.
Um estudo envolvendo mais de 88.000 pessoas comparou os resultados de saúde em pessoas com AOS que começaram e continuaram a usar um dispositivo CPAP versus pessoas que começaram com um dispositivo CPAP, mas pararam de usá-lo. O uso contínuo do dispositivo CPAP foi associado a uma diminuição significativa no risco de mortalidade por todas as causas.
No mesmo estudo, os benefícios da terapia com CPAP foram observados no acompanhamento após um ano e após três anos. Outra pesquisa ao longo de até sete anos também encontrou um menor risco de morte em pessoas com AOS que usavam regularmente um dispositivo CPAP.
Para tratar efetivamente a AOS com terapia CPAP, é importante usar o CPAP regularmente. Em geral, isso significa usar o CPAP por pelo menos quatro horas por noite em cinco ou mais noites da semana. Médicos e especialistas em sono podem trabalhar com pessoas que têm dificuldades em tolerar o CPAP, modificando as configurações e acessórios para a terapia CPAP.
Além disso, outras opções de tratamento incluem o uso de aparelhos orais, perda de peso e mudanças no estilo de vida. No entanto, é importante que as pessoas com AOS discutam suas opções de tratamento com um médico ou especialista em sono para determinar o melhor curso de ação para suas necessidades específicas.
Apneia Central do Sono e o Risco de Morte
A Apneia Central do Sono (ACS) é menos comum do que a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), e há menos estudos sobre o seu efeito no risco de morte. A ACS envolve uma incapacidade do cérebro e dos músculos respiratórios em regular adequadamente a respiração e é frequentemente associada a problemas de saúde subjacentes, como insuficiência cardíaca, que podem afetar a expectativa de vida de uma pessoa.
Em pessoas com insuficiência cardíaca, ter ACS grave foi associado a um maior risco de morte. O risco de morte súbita pode ser maior em pessoas com ACS grave e insuficiência cardíaca devido à interferência da ACS na função cardiovascular.
Para algumas pessoas, tratar a causa subjacente da ACS pode reduzir ou resolver problemas respiratórios durante o sono. Restabelecer padrões normais de respiração pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir outros sintomas e complicações da ACS.
Sedativos e tranquilizantes podem piorar a ACS, portanto, é importante evitar esses medicamentos, a menos que sejam absolutamente necessários. A Apneia Complexa do Sono (ACS mista) é uma forma rara de apneia que envolve uma combinação de AOS e ACS e pode ser ainda mais difícil de tratar. O tratamento para a ACS mista pode envolver uma combinação de terapias para AOS e ACS.
Sinais de que você pode ter apneia do sono
Reconhecer os sinais de apneia do sono pode ajudar as pessoas a saber quando entrar em contato com seu médico. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns de apneia do sono incluem:
- Sonolência diurna excessiva, incluindo adormecer durante os horários em que é normal estar acordado
- Ronco frequente e muito alto
- Respiração irregular, incluindo ofegar ou engasgar durante o sono
- Dores de cabeça matinais
- Acordar com dor de garganta ou boca seca
- Lutar com concentração ou memória durante o dia
- Sentir-se sem energia apesar de dormir sete horas ou mais
Sintomas como ronco e sono agitado ocorrem enquanto a pessoa está dormindo, então as pessoas com apneia do sono podem não estar cientes de seus problemas respiratórios noturnos. Eles podem apenas descobrir um problema potencial quando um parceiro de cama, colega de quarto ou membro da família lhes diz.
No entanto, é importante lembrar que não é possível diagnosticar a apneia do sono com base apenas nos sintomas de uma pessoa. Sintomas de apneia do sono também podem ser causados por outros problemas de saúde, portanto, testes de diagnóstico são necessários para determinar se os sintomas de uma pessoa são causados pela apneia do sono.
Referências
A apneia do sono é uma condição médica que pode ter graves consequências para a saúde. Portanto, a pergunta apneia do sono pode matar você não deve ser ignorada. A seguir, são apresentados sete recursos que fornecem informações sobre a apneia do sono e suas consequências para a saúde:
- Kline, L. R. (2022, 1 de junho). Apresentação clínica e diagnóstico da apneia obstrutiva do sono em adultos. Em N. Collop (Ed.). UpToDate. Recuperado em 25 de setembro de 2022.
- Mehra, R. (2021, 25 de agosto). Apneia obstrutiva do sono e doença cardiovascular em adultos. Em N. Collop (Ed.). UpToDate. Recuperado em 25 de setembro de 2022.
- Yaggi, H. K., Concato, J., Kernan, W. N., Lichtman, J. H., Brass, L. M. e Mohsenin, V. (2005). Apneia obstrutiva do sono como fator de risco para acidente vascular cerebral e morte. The New England Journal of Medicine, 353(19), 2034–2041.
- Enciclopédia Médica A.D.A.M. (2021, 22 de abril). Doença hepática gordurosa não alcoólica. MedlinePlus. Recuperado em 25 de setembro de 2022.
- Pépin, J. L., Bailly, S., Rinder, P., Adler, D., Benjafield, A. V., Lavergne, F., Josseran, A., Sinel-Boucher, P., Tamisier, R., Cistulli, P. A., Malhotra, A., Hornus, P. e medXcloud Group (2022). Relação entre a interrupção do CPAP e a mortalidade por todas as causas: uma análise de banco de dados nacional francês. Chest, 161(6), 1657–1665.
- Badr, M. S. (2021, 30 de setembro). Apneia central do sono: fatores de risco, apresentação clínica e diagnóstico. Em R. Chervin (Ed.). UpToDate. Recuperado em 24 de setembro de 2022.
- Drager, L. F., McEvoy, R. D., Barbe, F., Lorenzi-Filho, G., Redline, S. e INCOSACT Initiative (International Collaboration of Sleep Apnea Cardiovascular Trialists) (2017). Apneia do sono e doença cardiovascular: lições de ensaios recentes e necessidade de ciência em equipe. Circulation, 136(19), 1840–1850.
Esses recursos fornecem informações sobre a apneia do sono, incluindo sua apresentação clínica, diagnóstico e consequências para a saúde, como doença cardiovascular, doença hepática gordurosa não alcoólica e mortalidade por todas as causas. Os recursos incluem artigos de revistas médicas revisados por pares, bem como informações práticas para pacientes e profissionais de saúde.
Perguntas Frequentes
O que causa a apneia do sono?
A apneia do sono é causada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono. Isso pode acontecer devido a vários fatores, incluindo obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, uso de sedativos, idade avançada e histórico familiar.
Quando a apneia do sono é grave?
A apneia do sono é considerada grave quando uma pessoa para de respirar várias vezes durante a noite, por pelo menos 10 segundos de cada vez. Se isso acontecer com frequência, pode levar a problemas de saúde graves, incluindo doenças cardíacas, derrame e morte súbita.
Quantos anos vive uma pessoa com apneia do sono?
Não há uma resposta clara para essa pergunta, pois a expectativa de vida de uma pessoa com apneia do sono depende de muitos fatores, incluindo a gravidade da condição e a presença de outras condições médicas. No entanto, é importante tratar a apneia do sono para reduzir o risco de complicações graves.
Quem tem apneia pode infartar?
Sim, pessoas com apneia do sono têm um risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas, incluindo infarto. A apneia do sono pode afetar a saúde do coração de várias maneiras, incluindo aumentando a pressão arterial e causando arritmias cardíacas.
Porque apneia do sono é perigoso?
A apneia do sono é perigosa porque pode levar a uma série de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardíacas, derrame e morte súbita. Além disso, a falta de sono devido à apneia do sono pode levar a fadiga, diminuição da produtividade e problemas de memória.
Primeiros socorros para apneia do sono?
Não há um tratamento específico de primeiros socorros para apneia do sono. No entanto, se você suspeitar que alguém está sofrendo de apneia do sono, é importante incentivá-lo a procurar tratamento médico imediatamente.
Como curar apneia do sono naturalmente?
Existem várias maneiras naturais de tratar a apneia do sono, incluindo perder peso, evitar álcool e sedativos antes de dormir, dormir de lado em vez de de costas e usar um umidificador. No entanto, é importante falar com um médico antes de tentar qualquer tratamento natural para a apneia do sono.
Apneia do sono pode matar dormindo?
Sim, a apneia do sono pode levar à morte súbita durante o sono. Isso ocorre porque a apneia do sono pode afetar a saúde do coração e levar a arritmias cardíacas perigosas.
Quem tem apneia do sono pode se aposentar?
Pessoas com apneia do sono podem se aposentar se a condição afetar sua capacidade de trabalhar. No entanto, a aposentadoria por causa da apneia do sono depende de vários fatores, incluindo a gravidade da condição e as leis trabalhistas locais.