O Extrato de Casca de Pinheiro é um extrato padronizado da casca da árvore francesa de pinheiro marítimo. Esta árvore de pinheiro (Pinus pinaster) é nativa da região mediterrânea. O extrato de casca de pinheiro marítimo chamado Pycnogenol contém 65-75% de proantocianidinas (procianidinas).
O Extrato de Casca de Pinho foi pesquisado pelo Professor Jacques Masquelier da Universidade de Bordeaux, França, que foi o primeiro a estudar as oligoméricas proantocianidinas (OPCs). Em 1948, o professor isolou as primeiras OPCs das cascas de amendoim e patenteou seu método de extração de isolamento de OPCs da casca de pinheiro em 1951. Em 1965, Charles Haimoff iniciou a pesquisa e desenvolveu um extrato solúvel em água da mesma árvore francesa de pinheiro marítimo, chamando seu extrato de Pycnogenol®.
O Extrato de Casca de Pinho é usado principalmente para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, mas também é usado para a prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer ou Parkinson, TDAH, pressão arterial alta diastólica e sistólica, osteoartrite, dor crônica e disfunção erétil (DE). Em nível molecular, o Extrato de Casca de Pinho ajuda com estresse oxidativo, danos à membrana, danos ao DNA, inflamação e glicação.
Visão geral
O extrato de casca de pinheiro (Pinus pinaster), também conhecido como Pycnogenol, é um suplemento nootrópico único derivado da casca da árvore francesa de pinheiro marítimo, nativa da região do Mediterrâneo. O Pycnogenol é uma forma patenteada de extrato de casca de pinheiro que é padronizado em 65-75% de procianidinas. Oligômeros de proantocianidinas (OPCs) também são encontrados em altas concentrações em uma ampla variedade de plantas, incluindo maçã, pera, uva, chocolate, vinho e chá.
O extrato de casca de pinheiro ajuda a proteger o cérebro de danos ao:
- DNA – o extrato de casca de pinheiro ajuda a reduzir o dano ao DNA causado pela oxidação.
- Inflamação – o extrato de casca de pinheiro inibe a expressão de genes pró-inflamatórios, que estão ligados a doenças como Alzheimer.
- Glicação – a glicação ocorre quando moléculas de açúcar se ligam a moléculas de proteína e gordura, desencadeando oxidação e inflamação. O extrato de casca de pinheiro previne a glicação, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.
- Danos à membrana – danos às membranas neuronais interrompem a comunicação e a estrutura neuronal. O extrato de casca de pinheiro protege as membranas das células cerebrais do dano causado por radicais livres, quelando metais pesados, restaurando as membranas e evitando sua ruptura e vazamento. Isso ajuda a prevenir derrames.
- Estresse oxidativo – os radicais livres danificam o DNA e as membranas das células cerebrais, causando inflamação. Essa inflamação está ligada a distúrbios neurocognitivos como Alzheimer e Parkinson. O extrato de casca de pinheiro reduz a produção de radicais livres, aumenta os sistemas antioxidantes naturais dos neurônios e é um potente eliminador de radicais livres.
- Circulação cerebral – o extrato de casca de pinheiro também pode aumentar a circulação cerebral, fornecendo o fluxo sanguíneo necessário para levar nutrientes e oxigênio às células cerebrais famintas de energia. Isso é feito aumentando a atividade do óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos.
Os polifenóis ativos chamados proantocianidinas no extrato de casca de pinheiro atravessam facilmente a barreira hematoencefálica. O extrato de casca de pinheiro é uma escolha popular para melhorar a saúde cognitiva e prevenir doenças neurodegenerativas.
Melhor suplemento para Inteligência (Foco, Concentração e Memória)
Aumente sua produtividade com Biohack
- MELHORA A CONCENTRAÇÃO: Biohack é para quem precisa melhorar a concentração e turbinar a mente com boas ideias.
- APERFEIÇOA O FOCO: Ta faltando foco para sua produtividade? Inclua o Biohack na sua rotina e nutra o seu cérebro.
- FACILITA O APRENDIZADO: Biohack possui componente que atuam na nutrição cognitiva, fornecendo energia aos neurônios e aumentando o seu aprendizado.
- AUMENTA A PERFORMANCE: Biohack é um excelente aliado para quem procura uma melhor performance cognitiva seu dia-a-dia.
Como o Extrato de Casca de Pinheiro Funciona no Cérebro?
O extrato de casca de pinheiro é conhecido por melhorar a saúde e a função cerebral de várias maneiras. Duas maneiras em particular se destacam:
- O Extrato de Casca de Pinheiro aumenta o fluxo sanguíneo cerebral. O componente ativo principal do Extrato de Casca de Pinheiro são os polifenóis solúveis em água, incluindo catequina e taxifolina bioflavonoides, bem como ácidos fenólicos.
Os antioxidantes, como os bioflavonoides, aumentam a expressão da sintase de óxido nítrico (NO) nos vasos sanguíneos. Isso libera NO das células endoteliais (revestimentos dos vasos sanguíneos).
Os pesquisadores conduziram um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo usando Pycnogenol para estudar as respostas do fluxo sanguíneo do antebraço ao acetilcolina (ACh). O estudo foi realizado com homens jovens saudáveis antes e depois de duas semanas de 180 mg por dia de Pycnogenol ou um placebo. O grupo de homens que usou Pycnogenol experimentou um aumento significativo no fluxo sanguíneo.
Os pesquisadores então introduziram um inibidor da sintase de NO que aboliu completamente o aumento do fluxo sanguíneo induzido pelo Pycnogenol. Concluíram que foi definitivamente o Pycnogenol que aumentou o fluxo sanguíneo, aumentando a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos.
- O Extrato de Casca de Pinheiro aumenta a cognição. Neurohackers relatam que a suplementação com Extrato de Casca de Pinheiro ou Pycnogenol tem um efeito significativo na memória, foco, tomada de decisão e humor. E pesquisadores verificaram isso com ensaios clínicos.
Neste estudo, 60 participantes com idades entre 35 e 55 anos se voluntariaram para trabalhar com pesquisadores. A dieta, o álcool e os padrões de estilo de vida, incluindo o exercício, foram controlados. Metade do grupo recebeu 50 mg de Pycnogenol três vezes ao dia por 12 semanas. A outra metade simplesmente seguiu um estilo de vida saudável.
Após 12 semanas de suplementação com Pycnogenol, os resultados mostraram um aumento de 16% no humor, um aumento de 8,9% no desempenho mental, um aumento de 13,4% na atenção sustentada e uma diminuição de 30% no estresse oxidativo.
Um aumento de 13% no tempo de atenção pode não parecer grande coisa. Mas o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia relatou que a atenção média do americano reduziu de 12 segundos para 8 segundos. Essa diminuição no tempo de atenção pode ter um efeito profundo na produtividade e na qualidade do trabalho produzido. Portanto, a suplementação com Extrato de Casca de Pinheiro ou Pycnogenol pode ser a maneira mais simples de aumentar dramaticamente sua produtividade e renda e obter a próxima promoção.
Como as coisas ficam ruins
A má circulação cerebral pode ter um efeito dominó no cérebro, afetando muitos processos críticos. A memória, a cognição e a tomada de decisões sofrem como resultado. A má circulação cerebral pode causar declínio na função cognitiva e aumento da ansiedade, depressão e irritabilidade. Além disso, a má circulação cerebral pode levar à perda de memória e a doenças neurodegenerativas graves, como Alzheimer e Parkinson.
A inflamação e o estresse oxidativo podem danificar o cérebro e causar perda de memória. O extrato de casca de pinheiro pode ajudar a melhorar a circulação cerebral e reduzir a inflamação. Além disso, o extrato de casca de pinheiro pode ajudar a melhorar a função cognitiva, a memória e a concentração.
O extrato de casca de pinheiro também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Isso pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e outros problemas de saúde relacionados à má circulação sanguínea.
Em geral, o extrato de casca de pinheiro pode ser benéfico para uma variedade de condições de saúde, incluindo diabetes, asma, artrite, disfunção erétil, doença de Alzheimer e muito mais. No entanto, é importante falar com um médico antes de usar o extrato de casca de pinheiro, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tomando outros medicamentos.
Benefícios do Extrato de Casca de Pinho
O Extrato de Casca de Pinho é rico em polifenóis saudáveis, como procianidinas, catequinas e ácidos fenólicos. Esses compostos vegetais parecem ter propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles podem neutralizar os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo no corpo. O Extrato de Casca de Pinho também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular. Estudos clínicos mostram que o Extrato de Casca de Pinho tem benefícios para a memória, o humor, o TDAH, a qualidade do sono, a saúde ocular, a saúde respiratória, a saúde oral, a saúde das articulações e muito mais.
Ele pode ajudar a reduzir a inflamação, inchaço e dor nas articulações, melhorar a função cognitiva, aumentar a produção de colágeno, melhorar a elasticidade da pele e reduzir a aparência de rugas e manchas. O Extrato de Casca de Pinho também pode ajudar a regular o açúcar no sangue em pessoas com diabetes e melhorar a qualidade do esperma e a disfunção erétil em homens. É importante notar que os benefícios do Extrato de Casca de Pinho podem variar de pessoa para pessoa e dependem da dose, da forma de administração e de outros fatores. É recomendado que as pessoas consultem seus médicos antes de tomar suplementos de Extrato de Casca de Pinho ou outros suplementos alimentares.
Quando são sentidos os efeitos do extrato de casca de pinheiro?
O Extrato de Casca de Pinho é um dos antioxidantes mais potentes já descobertos. Embora seus efeitos não sejam sentidos imediatamente, eles parecem se acumular ao longo do tempo. Alguns usuários relatam um aumento de energia cerca de 6 horas após a ingestão. Adicionar Extrato de Casca de Pinho à sua rotina pode ajudar a pensar mais rápido e com mais clareza, a ser mais produtivo e a manter o foco por mais tempo.
Embora alguns usuários possam não sentir nada imediatamente, os benefícios a longo prazo incluem uma melhora na memória e na resistência física. Usuários mais velhos relatam que o Extrato de Casca de Pinho reduz manchas de idade, varizes e veias de aranha, além de melhorar a aparência de cabelos, pele e unhas. Além disso, ele pode ajudar a diminuir a dor nas pernas, nas articulações e nos joelhos, aliviar as alergias e os problemas sinusais, normalizar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a dor após o exercício físico.
Atletas que usam o Extrato de Casca de Pinho relatam que ele pode melhorar a performance e aumentar a resistência física. Além disso, usuários do sexo masculino relatam ereções mais frequentes e mais fortes, especialmente quando combinado com L-arginina, além de um aumento na contagem de espermatozoides, o que é apoiado pela ciência. Longos períodos de uso do Extrato de Casca de Pinho também podem levar a uma sensação de calma, pensamentos mais rápidos e melhor memória.
Extrato de Pinus aumenta a Memória de Trabalho
Um estudo duplo-cego, controlado por placebo, conduzido por pesquisadores australianos, trabalhou com 101 pacientes com idades entre 60 e 85 anos. Os participantes receberam 150 mg de Pycnogenol diariamente por 3 meses. As tarefas cognitivas medidas no estudo incluíram atenção, memória de trabalho, memória episódica e desempenho psicomotor. O estudo encontrou evidências estatísticas de que o grupo que recebeu Pycnogenol desenvolveu melhor memória de trabalho como resultado do uso do Pycnogenol.
Pycnogenol para Melhorar a Cognição
Este estudo de 12 semanas foi conduzido na Itália com 60 profissionais com idades entre 35 e 55 anos. Metade do grupo recebeu 150 mg por dia de Pycnogenol. E a outra metade tomou um placebo.
Ao final das 12 semanas, a melhoria no grupo de Pycnogenol foi mais significativa do que nos controles. Os radicais livres foram reduzidos em 30,4%. O grupo apresentou melhora na retenção da memória espacial. A atenção, a ansiedade e a sensação de bem-estar melhoraram.
Os pesquisadores concluíram que Pycnogenol melhorou a função cognitiva e o desempenho mental.
Outro estudo na Itália foi realizado com estudantes universitários. O objetivo do estudo era testar a suplementação com Pycnogenol na função cognitiva, atenção e desempenho mental.
53 estudantes (18-27 anos) receberam Pycnogenol por 8 semanas. Outro grupo de estudantes tomou um placebo. O estudo constatou que os estudantes que usaram o nootrópico experimentaram melhor atenção sustentada, memória, função executiva e humor.
O estudo concluiu que Pycnogenol melhora a função cognitiva em estudantes normais.
Extrato de Pinus para TDAH
Vários estudos foram conduzidos com Extrato de Pinus e seus efeitos sobre aqueles com TDAH.
Um estudo na República Eslovaca deu a crianças com TDAH um placebo ou Pycnogenol por um mês.
Pesquisas mostraram que as concentrações de catecolaminas (dopamina e norepinefrina (NA)) eram maiores na urina de pacientes com TDAH em comparação com crianças saudáveis.
Concentrações mais elevadas de NA correlacionaram-se com o grau de hiperatividade. E tanto as concentrações de adrenalina quanto de NA correlacionaram-se com níveis mais elevados de sangue de glutationa oxidada (GSSH).
O tratamento com Pycnogenol em crianças com TDAH diminuiu as concentrações de dopamina e NA na urina. E aumentou a relação GSH/GSSG. Levando a menos hiperatividade. E redução do estresse oxidativo.[xvii]
Outro estudo na Eslováquia foi realizado com 61 crianças com TDAH. As crianças receberam 1 mg/kg/dia de Pycnogenol por 4 semanas neste ensaio randomizado, controlado por placebo. As crianças foram examinadas no início do ensaio. E testadas novamente um mês depois.
Os resultados do estudo mostraram que aqueles que usaram Pycnogenol tiveram uma redução significativa na hiperatividade, melhora na atenção e habilidades visuais/motoras e melhor concentração.
O estudo concluiu que Pycnogenol poderia ser usado como um suplemento natural para aliviar os sintomas de TDAH em crianças.
Dosagem do Extrato de Casca de Pinho
A dosagem recomendada do Extrato de Casca de Pinho contendo 95% de proantocianidinas é de até 100 mg, três vezes ao dia. Ou 1,4 mg por libra de peso corporal. Portanto, se a pessoa pesa 200 libras, a dose diária seria de 280 mg.
Doses mais altas devem ser divididas igualmente, com a primeira dose pela manhã, a próxima ao meio-dia e outra no meio da tarde.
O Extrato de Casca de Pinho é solúvel em água, portanto, pode ser tomado com água ou misturado em um smoothie.
Efeitos Colaterais do Extrato de Casca de Pinho
Os efeitos colaterais do Extrato de Casca de Pinho e Pycnogenol são raros quando tomados em doses de 50 a 450 mg diariamente. Muito raramente, você pode experimentar tontura, problemas estomacais, dor de cabeça ou úlceras na boca.
O Extrato de Casca de Pinho pode aumentar o sistema imunológico. Portanto, se você estiver tomando medicamentos para doenças autoimunes como esclerose múltipla (EM), lúpus, artrite reumatoide e outros, ou tomando um supressor imunológico para um transplante de órgão, deve evitar o uso de Extrato de Casca de Pinho ou Pycnogenol.
Doses elevadas de Extrato de Casca de Pinho podem aumentar o sangramento se você estiver lidando com uma condição de sangramento.
Doses muito elevadas de Extrato de Casca de Pinho podem diminuir muito o açúcar no sangue se você estiver lidando com diabetes.
Extrato de Casca de Pinho pode retardar a coagulação do sangue. Portanto, pare de usar este nootrópico se estiver planejando fazer uma cirurgia ou trabalho dentário.
Embora não haja “evidência científica”, temos relatos de usuários que o Extrato de Casca de Pinho parece amplificar os efeitos do álcool. Portanto, a cautela é recomendada ao usar o Extrato de Casca de Pinho enquanto consome bebidas alcoólicas.
Perguntas Frequentes
Para que serve extrato de casca de pinheiro?
O extrato de casca de pinheiro é conhecido por ser rico em compostos orgânicos chamados polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras. Alguns estudos sugerem que o extrato de casca de pinheiro pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres.
O que o Picnogenol faz no corpo?
Picnogenol é uma marca registrada de um extrato de casca de pinheiro francês chamado Pinus pinaster. Este extrato é conhecido por seus benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzir a inflamação e proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres. Alguns estudos também sugerem que o Picnogenol pode ajudar a melhorar a função cognitiva e a saúde ocular.
Qual o efeito do Pycnogenol na pele?
O Pycnogenol, um extrato de casca de pinheiro francês, é conhecido por seus benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. Alguns estudos sugerem que o Pycnogenol pode ajudar a melhorar a saúde da pele, reduzindo a inflamação e protegendo a pele contra danos causados pelos radicais livres. Além disso, o Pycnogenol pode ajudar a melhorar a hidratação da pele e reduzir a aparência de rugas e linhas finas.
Quais os efeitos colaterais do Pinus Pinaster?
O Pinus Pinaster é uma espécie de pinheiro cuja casca é frequentemente usada para fazer extratos medicinais. Não há muitos efeitos colaterais conhecidos associados ao uso de extratos de Pinus Pinaster. No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais leves, como dor de cabeça, dor de estômago e náusea. É importante falar com um profissional de saúde antes de usar qualquer suplemento ou extrato de Pinus Pinaster.
Casca de pinheiro é comestível?
A casca de pinheiro não é comestível e não deve ser consumida. No entanto, extratos de casca de pinheiro são frequentemente usados em suplementos e produtos nutricionais devido aos seus benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.
Folha de pinheiro serve para quê?
As folhas de pinheiro não são frequentemente usadas para fins medicinais ou nutricionais. No entanto, algumas pessoas usam as folhas de pinheiro para fazer chá ou infusões, que podem ter um sabor agradável e serem ricos em antioxidantes.
Tintura de agulha de pinheiro para que serve?
A tintura de agulha de pinheiro é um extrato feito a partir das agulhas de pinheiro. Este extrato é frequentemente usado em produtos de cuidados pessoais, como sabonetes e loções, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns estudos também sugerem que a tintura de agulha de pinheiro pode ajudar a melhorar a saúde da pele e reduzir a inflamação.
Chá da casca do pinheiro para que serve?
O chá da casca do pinheiro é frequentemente usado como um remédio natural para ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a inflamação. Alguns estudos sugerem que o chá da casca do pinheiro pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir a dor associada a condições como a osteoartrite. No entanto, é importante falar com um profissional de saúde antes de usar qualquer remédio natural ou suplemento.