Lions manes, este é considerado como uma comida tradicional para a culinária oriental. Mas ao “pé da letra”, podemos dizer que é um cogumelo que aparenta ter uma juba de leão, por este fato, recebe este nome. Este cogumelo pode oferecer uma grande variedade de benefícios para a saúde. Sendo assim, saiba todos os detalhes.
Sabemos que problemas no dia a dia é algo comum. Principalmente para pessoas que possuem um dia agitado, diversas atividades para fazer, uma grande pressão diária por parte da família, no trabalho e muito mais.
Sem contar, que diversas doenças podem acabar prejudicando também os seus resultados diários. Como por exemplo, a ansiedade e depressão.
Por este fato, diversas pessoas buscam medicamentos, nootrópicos e até mesmo alimentos alternativos que buscam oferecer mais desempenho durante o dia. Afinal, os resultados positivos são cobrados diariamente e estão totalmente ligados a um futuro promissor.
Sendo assim, saiba mais sobre o lion’s manes, o que é, para que serve e principalmente, quais benefícios pode oferecer para o seu corpo.
O que é lions manes?
O lions manes ou juba de leão (Hericium erinaceus) é um tipo de cogumelo medicinal. Muito usada na medicina tradicional chinesa, a judais de leão está amplamente disponível na forma de suplemento.
Pesquisas científicas mostram que a juba do leão contém uma série de substâncias promotoras da saúde, incluindo antioxidantes e beta-glucano.
Os cogumelos por si só já apresentam diversos benefícios para a saúde, a juba de leão também oferece todos estes benefícios. No entanto, se diferencia por oferecer estímulos e benefícios principalmente para o cérebro.
Este é um fungo que apresenta diversos benefícios e também possui uso medicinal. A juba de leão possui a cor branca, mais parecida com a cor de creme e possui o formato igual ao dos outros cogumelos. Além disso, o lion’s manes também são popularmente conhecidos como o cogumelo da inteligência, por oferecer diversas vantagens ao cérebro.
Melhor suplemento para Inteligência (Foco, Concentração e Memória)
Aumente sua produtividade com Biohack
- MELHORA A CONCENTRAÇÃO: Biohack é para quem precisa melhorar a concentração e turbinar a mente com boas ideias.
- APERFEIÇOA O FOCO: Ta faltando foco para sua produtividade? Inclua o Biohack na sua rotina e nutra o seu cérebro.
- FACILITA O APRENDIZADO: Biohack possui componente que atuam na nutrição cognitiva, fornecendo energia aos neurônios e aumentando o seu aprendizado.
- AUMENTA A PERFORMANCE: Biohack é um excelente aliado para quem procura uma melhor performance cognitiva seu dia-a-dia.
O que a lions manes faz pelo corpo?
A juba de leão pode ajudar com uma variedade de problemas de saúde, incluindo:
- Doença de Alzheimer;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Colesterol alto;
- Inflamação;
- Doença de Parkinson;
- Úlceras..
Além disso, diz-se que o lions manes fortalece o sistema imunológico, estimula a digestão e protege contra o câncer.
Achados de pesquisas em animais, estudos de tubos de ensaio e pequenos ensaios clínicos indicam que a juba do leão pode oferecer certos benefícios à saúde, incluindo apoio à saúde neuronal. Veja a seguir alguns benefícios que este cogumelo pode oferecer:
Ajuda na cognição, previne neurodegradação e demência
A juba de leão pode beneficiar idosos com prejuízo cognitivo leve. De acordo com um pequeno estudo publicado na Phytotherapy Research em 2009.
Para o estudo, os pesquisadores atribuíram 30 idosos com prejuízo cognitivo leve. Estes deveriam tomar o extrato de juba de leão ou um placebo todos os dias durante 16 semanas.
Nos testes cognitivos realizados nas semanas oito, 12 e 16 do estudo, os membros do grupo que tomaram juba de leão apresentaram melhorias significativamente maiores em comparação com os membros do grupo placebo.
Em um estudo mais recente (publicado na Biomedical Research em 2011), cientistas examinaram os efeitos da juba de leão na função cerebral em camundongos.
Os resultados revelaram que a juba do leão ajudou a proteger contra problemas de memória causados pelo acúmulo de beta amiloide. Esta é uma substância que forma as placas cerebrais associadas à doença de Alzheimer. Estudos também mostraram um possível efeito neuroprotetorístico contra o derrame isquêmico.
Depressão
A juba de leão pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade, afirma um pequeno estudo publicado na Biomedical Research em 2010.
Para o estudo, 30 mulheres na menopausa consumiram biscoitos contendo juba de leão ou um placebo todos os dias durante quatro semanas.
Analisando os resultados do estudo, os pesquisadores observaram que os membros do grupo de juba do leão eram menos irritáveis e ansiosos e tinham menos dificuldade de concentração do que os membros do grupo placebo.
Câncer
Pesquisas preliminares sugerem que o lions manes mostra promessa na proteção contra o câncer. Em um estudo de 2011 publicado na Food & Function, testes em células humanas revelaram que a juba pode ajudar a derrubar células de leucemia.
Além disso, um estudo de 2011 publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriu que o extrato de juba do leão ajudou a reduzir o tamanho de tumores cancerígenos de cólon em camundongos.
Desse modo, os resultados do estudo sugerem que o lion’s pode ajudar a combater o câncer de cólon. Em parte aumentando a atividade em certas células envolvidas na resposta imune. Outro estudo descobriu que o extrato pode ajudar a reduzir a disseminação de células cancerígenas de cólon para os pulmões.
A lions mane te dá uma alta?
Sim, a lions manes oferece diversas altas para o cérebro e ajuda em diversos fatores neurológicos.
Causando assim um efeito nootrópico no cérebro. Na composição deste cogumelo, é possível observar diversos compostos bioativos. Estes oferecem uma ação neuroprotetora, melhorando assim a memória e também a cognição.
O que é nootrópico?
Os nootrópicos são substâncias que oferecem diversos estímulos naturais para o cérebro. Com isso, o cérebro passa a aumentar o foco, memória, raciocínio, produtividade e muito mais. Ou seja, oferecendo diversos benefícios não só para o seu cérebro, mas para suas atividades diárias.
O que a lions mane faz com o cérebro?
O lion’s mane oferece ao cérebro diversos efeitos nootrópicos, ou seja, estímulos naturais que são oferecidos por este cogumelo. Sendo assim, passa a oferecer ao ser humano mais foco, concentração e também ajuda na memória.
Além disso, oferece diversos benefícios, veja a seguir:
- Alivia sintomas de ansiedade e depressão;
- Ajuda na memória;
- Previne de danos neuronais, como doenças de alzheimer, parkinson e muito mais;
- Ajuda no combate ao câncer e diversas doenças intestinais;
- Ajuda no sistema imunológico e muito mais.
Ou seja, o Lions manes possui diversos compostos neuroativos, como hericenonas e erinacina. Estes possuem uma alta capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica. Não só, como também atuar de forma positiva no cérebro. Desse modo, ajuda a reduzir o aparecimento de placas amilóide. Além disso, possui o excesso de espécies reativas de oxigênio e promove o aumento de neurotransmissores e fator de crescimento neural (NGF).
Quais são os efeitos negativos do lion’s manes?
Assim como diversas substâncias, o Lions Manes pode oferecer algum tipo de reação dependendo da forma que for utilizado. Sendo assim, se o seu objetivo é usar este cogumelo para o tratamento de alguma doença crônica, é importante que antes você consulte um médico.
Isso mesmo, sabemos que diversas substâncias podem oferecer efeitos colaterais quando usados em grandes substâncias. Então, é indicado que você também não exagere no uso, pois pode causar efeitos negativos ou colaterais pouco favoráveis.