Ortopneia é uma condição médica caracterizada por falta de ar ao deitar que desaparece quando a pessoa se levanta ou senta. O termo “orthopnea” vem das palavras gregas para “ereto” (ortho) e “respiração” (pnoea). É comumente um sintoma de insuficiência cardíaca, mas também pode ser causado por outras condições, como doenças pulmonares, outras condições cardíacas e obesidade.
Os sintomas de Orthopnea incluem falta de ar, tosse, sibilos e dor no peito. A condição pode ser diagnosticada por um médico através de exames físicos, testes de função pulmonar e exames de imagem. O tratamento para Orthopnea pode incluir dormir com a cabeça e o peito elevados, medicação e oxigênio suplementar.
O que é Ortopneia?
Ortopneia é uma condição em que a pessoa tem dificuldade para respirar quando deita. A respiração normaliza novamente quando a pessoa se levanta ou senta. Isso a torna distinta de outras condições respiratórias, como a dispneia, que descreve a sensação de respiração difícil, independentemente da posição, a platipneia, que descreve dificuldade para respirar quando em pé, e a trepopneia, que descreve dificuldade para respirar quando deitado de lado.
A ortopneia também é diferente da dispneia noturna paroxística (DNP), uma condição em que a pessoa experimenta dificuldade súbita para respirar durante o sono. Os sintomas ocorrem algumas horas depois que a pessoa adormece, e a súbita falta de ar os acorda. Assim como na ortopneia, mudar para uma posição vertical melhora a respiração. Como relaxar para dormir é desafiador quando se sente que não se consegue respirar, ambas as condições podem perturbar o sono.
Sintomas de Ortopenia
A ortopneia é caracterizada pela falta de ar ao deitar, que pode ocorrer instantaneamente ou gradualmente. Além disso, o paciente pode sentir aperto ou dor no peito, bem como outros sintomas como chiado, tosse ou palpitações cardíacas. Quando o paciente se levanta ou se apoia, a respiração melhora, assim como os outros sintomas.
A gravidade da ortopneia varia. Algumas pessoas precisam de apenas um travesseiro para se apoiarem e se sentirem melhor, enquanto outras precisam se sentar completamente eretas ou ficar em pé para obter alívio. Alguns pacientes com insuficiência cardíaca crônica ainda podem apresentar sintomas de ortopneia mesmo quando sentados, embora se sintam melhores do que quando deitados. A ortopneia em si é comumente um sintoma de uma condição cardíaca ou pulmonar. Além disso, a ortopneia pode ser acompanhada por fadiga e tosse seca.
Melhor suplemento de melatonina de 2023
Biohack Sono: melatonina com triptofano
- Contém melatonina que relaxa os músculos, reduz o estresse e cria padrões de sono mais profundos e consistentes.
- Inclui L triptofano, Vitamina b3, Vitamina b12, Vitamina b6 e Óleo de semente de abóborapara apoiar a produção natural de melatonina.
- Feito sem açúcar, amido, leite ou lactose, glúten ou trigo, soja, fermento ou peixe.
- Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias para clientes que não estiverem satisfeitos.
O que causa a ortopneia?
A ortopneia é uma condição em que há um acúmulo de fluido excessivo que cria pressão em torno dos pulmões. Quando uma pessoa deita, o sangue das extremidades inferiores é redistribuído para o corpo superior, incluindo os pulmões, devido ao efeito da gravidade. Se o coração da pessoa estiver saudável, ele pode lidar com esse volume adicional em torno dos pulmões e bombeá-lo adequadamente.
Quando o coração é enfraquecido pela insuficiência cardíaca ou outra condição, ele não é forte o suficiente para realizar esse processo de forma eficaz. O sangue extra leva mais tempo para sair do coração, aumentando a pressão nos pulmões. O fluido pode vazar dos vasos sanguíneos para pequenos sacos de ar nos pulmões, causando o que é conhecido como edema pulmonar. Esses sacos ajudam na troca de oxigênio e dióxido de carbono no corpo. Quando o fluido se acumula, ele interrompe a troca, tornando mais difícil para os pulmões absorverem oxigênio na corrente sanguínea.
É mais fácil para os pulmões eliminarem o excesso de fluido quando estão em posição vertical, é por isso que os sintomas de ortopneia são aliviados quando a pessoa para de deitar. A ortopneia pode estar associada a condições de saúde, como: insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), obesidade, ansiedade ou transtorno do pânico, edema pulmonar, pneumonia, apneia do sono e ronco.
Diagnóstico
Um médico suspeita de ortopneia quando uma pessoa apresenta falta de ar ao deitar, e exibe outros sintomas de uma das condições comumente associadas à ortopneia, como insuficiência cardíaca, DPOC, obesidade, ansiedade ou outra doença cardíaca ou pulmonar. Durante a consulta, o médico perguntará sobre o início e a duração dos sintomas, para distinguir a ortopneia de outro tipo de dificuldade respiratória.
Eles também pedirão que você descreva a gravidade da sua ortopneia; por exemplo, podem perguntar quantos travesseiros você precisa usar para sentir alívio. Se você ainda não foi diagnosticado com uma condição subjacente relacionada, o médico pode solicitar testes adicionais, como raio-X do tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste de função pulmonar ou exame de sangue, para avaliar possíveis causas.
Tratamentos
Os tratamentos para ortopneia estão focados em minimizar os sintomas e tratar a causa subjacente. Os tratamentos específicos para ortopneia incluem posicionamento de travesseiros, oxigênio suplementar e medicamentos. Dependendo da gravidade da condição subjacente, os médicos podem prescrever mudanças no estilo de vida, medicamentos, dispositivos médicos ou cirurgia.
Elevar a cabeça da cama com travesseiros pode ajudar a respirar melhor, reduzindo a migração de fluidos para a parte superior do corpo. Você também pode usar um colchão ajustável para levantar a cabeça da cama ou cunhas de espuma sob o colchão.
Vários medicamentos podem ser prescritos para melhorar os sintomas de ortopneia, incluindo medicamentos que fortalecem o coração, melhoram o fluxo sanguíneo ou previnem o acúmulo de líquido ou inflamação nos pulmões. Por exemplo, se você tiver ortopneia devido a insuficiência cardíaca, seu médico pode prescrever diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina ou betabloqueadores. Se a sua ortopneia for um sintoma de DPOC, seu médico pode prescrever broncodilatadores ou esteroides inalados.
Seu médico pode prescrever oxigênio suplementar, que pode ser fornecido por meio de um dispositivo domiciliar ou em um hospital. Se você regularmente tiver dificuldade para respirar, seja deitado ou fazendo outra coisa, seu médico pode ajudar a determinar o que está causando seus problemas respiratórios e recomendar terapias apropriadas, como mudanças no estilo de vida, medicação e outros tratamentos. Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, seu médico pode trabalhar com você para ajudar a reduzir seu peso.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar a causa subjacente da ortopneia. Por exemplo, se a ortopneia for causada por uma anomalia cardíaca, pode ser necessária a implantação de um marcapasso. Dispositivos médicos, como ventiladores, também podem ser usados para ajudar a melhorar a respiração.
Em geral, o prognóstico para a ortopneia depende da causa subjacente e da eficácia do tratamento. Com o tratamento adequado, muitas pessoas experimentam uma melhora significativa em seus sintomas e qualidade de vida.
Referências
A ortopneia é um sintoma que pode estar presente em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Um estudo prospectivo de população descobriu que 13,9% dos participantes relataram ortopneia e 11,4% relataram dispneia paroxística noturna (DPN) no início do estudo. Pacientes com ortopneia ou DPN eram mais propensos a ser mulheres, não-brancos, solteiros, viver sozinhos, ter um índice de massa corporal médio mais alto, uma maior carga de comorbidade e relatar saúde ruim a regular [1].
A ortopneia pode ser um sintoma de paralisia diafragmática, que é uma causa incomum e muitas vezes subdiagnosticada de dispneia. A paralisia diafragmática pode ser causada por doenças neuromusculares como patologia da medula espinhal, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, síndrome de Guillain-Barré, poliomielite, disfunção do nervo frênico, entre outras [3].
A ortopneia também pode ser um sintoma de edema pulmonar, que é um acúmulo anormal de líquido nos pulmões. O edema pulmonar pode ser causado por insuficiência cardíaca, lesão pulmonar aguda, insuficiência renal, entre outras condições [4].
A dispneia é um sintoma comum em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) avançada. As diretrizes clínicas da Canadian Thoracic Society recomendam o uso de oxigênio suplementar, broncodilatadores e corticosteroides para gerenciar a dispneia em pacientes com DPOC avançada [5].
-
Nava, S., Larovere, MT, Fanfulla, F., Navalesi, P., Delmastro, M., & Mortara, A. (2003). Ortopnéia e esforço inspiratório em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Medicina Respiratória, 97(6), 647–653. De https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12814149/
-
Mukerji, V. (1990). Dispnéia, Ortopnéia e Dispnéia Paroxística Noturna. Em HK Walker (Eds.) et. al., Métodos Clínicos: História, Exames Físicos e Laboratoriais. (3ª ed.). Butterworth. De https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21250057/
-
Mesiha, N., Mazhar, N., Tieku, S., Hasan, S., & Goldsmith, D. (2017). Nem toda ortopneia significa insuficiência cardíaca. Jornal Americano de Medicina Respiratória e de Cuidados Intensivos, 195(1), A5517. De https://www.atsjournals.org/doi/abs/10.1164/ajrccm-conference.2017.195.1_MeetingAbstracts.A5517
-
Enciclopédia Médica ADAM. (2019, 15 de julho). Edema pulmonar. MedlinePlus., Recuperado em 19 de abril de 2021, de https://medlineplus.gov/ency/article/000140.htm
-
Ashley, EA e Niebauer, J. (2004). Insuficiência cardíaca. Em Cardiologia Explicada. Remédica. De https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2218/
-
Marciniuk, DD, Goodridge, D., Hernandez, P., Rocker, G., Balter, M., Bailey, P., Ford, G., Bourbeau, J., O’Donnell, DE, Maltais, F., Mularski, RA, Cave, AJ, Mayers, I., Kennedy, V., Oliver, TK, Brown, C., e Grupo de Trabalho de Especialistas em Dispneia do Comitê de DPOC da Sociedade Torácica Canadense (2011). Gerenciando a dispneia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica avançada: uma diretriz de prática clínica da Canadian Thoracic Society. Jornal Respiratório Canadense, 18(2), 69–78. De https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21499589/
A ortopneia pode ser um sintoma de várias condições médicas, incluindo insuficiência cardíaca, paralisia diafragmática, edema pulmonar e DPOC avançada. O tratamento depende da causa subjacente da ortopneia.
Perguntas Frequentes
O que é ortopneia?
Ortopneia é um sintoma caracterizado pela dificuldade em respirar quando a pessoa está deitada. A respiração pode ser mais fácil quando a pessoa está em uma posição vertical, como sentada ou em pé.
Qual a diferença entre dispneia e ortopneia?
Dispneia é a dificuldade em respirar, independentemente da posição do corpo. Já a ortopneia é a dificuldade em respirar quando a pessoa está deitada e é aliviada quando a pessoa se senta ou fica em pé.
Como saber se tenho ortopneia?
Se você sentir dificuldade em respirar quando estiver deitado e sentir alívio quando se sentar ou ficar em pé, pode ser um sinal de ortopneia. É importante consultar um médico para um diagnóstico preciso.
Como tratar a ortopneia?
O tratamento da ortopneia depende da causa subjacente. Se for causada por problemas cardíacos ou pulmonares, o tratamento pode incluir medicamentos, oxigênio ou terapia respiratória. Em casos graves, pode ser necessária hospitalização.
Ortopneia insuficiência cardíaca tem relação?
Sim, a ortopneia pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca. A acumulação de líquido nos pulmões pode levar à dificuldade em respirar quando a pessoa está deitada.
Ortopneia e dispneia paroxística noturna são a mesma coisa?
Não, a dispneia paroxística noturna é caracterizada por episódios súbitos de falta de ar durante o sono, enquanto a ortopneia é a dificuldade em respirar quando a pessoa está deitada.
O que é ortopneia na Enfermagem?
Na enfermagem, a ortopneia é um sintoma que pode ser observado em pacientes com insuficiência cardíaca ou pulmonar. É importante que os enfermeiros monitorem a frequência respiratória dos pacientes e informem o médico sobre quaisquer sinais de ortopneia.
Ortopneia CID: qual é?
A ortopneia é um sintoma e não uma doença específica, portanto, não possui um código CID específico. O diagnóstico e tratamento da ortopneia dependem da causa subjacente.