Você sabe o que é a regressão do sono de 6 meses? Ao redor dos 4 e 6 meses, muitos bebês começam a apresentar progresso notável em relação a dormir por longos períodos e durante grande parte da noite. No entanto, às vezes esse progresso sofre um contratempo, e dificuldades para dormir podem surgir. Isso é frequentemente chamado de regressão do sono, que representa uma parada ou um passo para trás no progresso do bebê em direção a um sono consistente. Embora raramente duradoura, uma regressão do sono aos 6 meses pode ser um desafio para os cuidadores. Saber o básico sobre o sono infantil e estratégias para melhorá-lo pode ajudar os cuidadores durante uma regressão do sono aos 6 meses e além.
Os bebês com 6 meses de idade se tornam mais conscientes de sons e de seu ambiente, tornando-os mais sensíveis a perturbações do sono. Os sinais de uma regressão do sono aos 6 meses incluem despertares frequentes, dificuldade para adormecer, sonecas mais longas durante o dia e mais choro à noite. Uma regressão do sono aos 6 meses geralmente dura alguns dias ou semanas. Reforçar uma higiene de sono saudável pode ajudar os bebês a superar a regressão do sono.
Como o Sono Infantil Muda Por Volta dos 6 Meses?
Melhor suplemento de melatonina de 2023
Biohack Sono: melatonina com triptofano
- Contém melatonina que relaxa os músculos, reduz o estresse e cria padrões de sono mais profundos e consistentes.
- Inclui L triptofano, Vitamina b3, Vitamina b12, Vitamina b6 e Óleo de semente de abóborapara apoiar a produção natural de melatonina.
- Feito sem açúcar, amido, leite ou lactose, glúten ou trigo, soja, fermento ou peixe.
- Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias para clientes que não estiverem satisfeitos.
O Que Causa uma Regressão do Sono de 6 Meses?
Em muitos casos, não há uma única causa para a regressão do sono de 6 meses. À medida que os bebês crescem, seu desenvolvimento pode ocorrer em um ritmo desigual, o que pode resultar em períodos em que seu sono parece atingir um platô ou piorar. Vários fatores podem afetar o sono do bebê. Com o aumento de suas habilidades físicas e mentais e a conscientização ambiental, eles podem ser mais sensíveis à superestimulação, ansiedade de separação ou outras perturbações que podem afetar seu sono. Com a consolidação do sono, os cuidadores podem estar ajustando horários ou rotinas de sono, e pode levar algum tempo para que o bebê se adapte à mudança.
Todos os Bebês Têm uma Regressão do Sono de 6 Meses?
Alguns bebês experimentam uma regressão do sono de 6 meses, mas muitos não. De fato, alguns cuidadores podem notar uma clara melhora no sono do bebê, incluindo períodos de sono noturno mais longos, por volta dessa idade. Embora existam padrões gerais no sono infantil, pesquisas descobriram uma variabilidade significativa de um bebê para o outro. Isso significa que é normal que uma criança tenha uma regressão do sono aos 6 meses ou que seu sono permaneça o mesmo ou mostre sinais de melhora nessa idade.
Por volta dos 6 meses de idade, os bebês estão passando por um crescimento físico e mental significativo e geralmente alcançando vários marcos do desenvolvimento. A consciência de seu ambiente aumenta, eles se tornam mais responsivos a sons, se envolvem em mais risos e balbucios, e podem adquirir habilidades físicas como rolar ou sentar sem apoio. Todos esses fatores podem desempenhar um papel no nível de atividade do bebê e nos hábitos de sono durante o dia e à noite.
Nessa idade, é recomendado que os bebês durmam entre 12 e 16 horas por dia. A maioria dos bebês dessa idade está começando a dormir por períodos mais longos de cada vez, um processo conhecido como consolidação do sono. Embora ainda costumem tirar algumas sonecas durante o dia, uma parte do sono deles se desloca para a noite, e muitos bebês de 6 meses começam a dormir a noite toda.
Os bebês de 6 meses estão passando por um surto de crescimento e desenvolvimento e geralmente atingindo vários marcos do desenvolvimento. A consciência de seu ambiente aumenta, eles se tornam mais responsivos a sons, se envolvem em mais risos e balbucios, e podem adquirir habilidades físicas como rolar ou sentar sem apoio. Todos esses fatores podem desempenhar um papel no nível de atividade do bebê e nos hábitos de sono durante o dia e à noite.
É importante lembrar que as regressões do sono são temporárias e fazem parte do progresso do bebê em seu desenvolvimento. À medida que eles adquirem novas habilidades, como a permanência do objeto, podem ser mais propensos a acordar durante a noite ou ter dificuldade para adormecer. No entanto, essas regressões geralmente duram algumas semanas e o sono do bebê deve voltar ao normal depois disso.
Quais são os sinais de uma regressão do sono aos 6 meses?
Os sinais potenciais de uma regressão do sono aos 6 meses incluem:
- Um número maior de despertares à noite que podem envolver mais dificuldade em voltar a dormir.
- Mais problemas para adormecer inicialmente.
- Sonecas mais longas durante o dia com menos sono noturno.
- Mais choro ou agitação durante os despertares.
A duração desses sintomas pode variar significativamente. Geralmente, os sintomas de uma regressão do sono aos 6 meses duram por curtos períodos de tempo, especialmente se os cuidadores implementarem dicas saudáveis de sono. Problemas de sono geralmente resolvem-se em poucos dias ou semanas, embora um platô nas melhorias do sono possa continuar por mais tempo.
Como os cuidadores podem gerenciar problemas de sono em bebês de 6 meses?
Quando ocorre uma regressão do sono de 6 meses, é uma oportunidade para os cuidadores avaliarem como abordam o sono de seus filhos. Embora não haja uma solução imediata para uma regressão do sono, seguir dicas para um sono saudável do bebê pode reforçar hábitos positivos que promovem um sono melhor a curto e longo prazo.
Seguir as diretrizes de sono seguro
É importante revisar e continuar a implementar as medidas de segurança do sono do bebê, especialmente à medida que um bebê cresce e pode rolar sozinho. Coloque os bebês para dormir de costas e mantenha itens macios fora do berço para reduzir o risco de síndrome da morte súbita infantil (SMSI).
Implementar uma rotina de hora de dormir
Use a mesma série de etapas para se preparar para dormir todas as noites como uma maneira de sinalizar ao seu bebê que a hora de dormir está se aproximando. Pesquisas descobriram que isso melhora o sono do bebê. Alimente seu bebê antes de dormir e envolva-se em algumas atividades calmas, como balançar ou abraçar, para ajudá-los a relaxar antes de dormir.
Embora você possa não ser capaz de gerenciar um cronograma ao minuto, ter um ritual com um horário regular para dormir e cochilar pode criar estabilidade no padrão de sono do seu bebê. Por outro lado, aumentar a atividade durante o dia, especialmente se incluir exposição à luz natural, ajuda seu bebê a se acostumar com o dia sendo para brincar e a noite sendo para dormir.
Facilitar seu bebê a adormecer na cama
Quando seu bebê estiver mostrando sinais de sonolência, como esfregar os olhos ou irritabilidade, prepare-o para dormir e coloque-o em seu berço enquanto está sonolento, mas ainda não dormindo. Isso ajuda a associar a cama como um lugar para dormir.
Mantenha a área de sono de seu filho quieta e escura, com o mínimo possível de perturbações potenciais. Se o ruído externo entrar no espaço de sono da criança, uma máquina de ruído branco pode ajudar.
Mesmo que você siga todas essas etapas perfeitamente, seu bebê ainda pode acordar durante a noite. Se isso acontecer, você pode querer evitar correr imediatamente. Espere um ou dois minutos para ver se seu bebê consegue se acalmar e voltar a dormir sozinho. Se você precisar verificar, ou se eles precisarem ser alimentados, mantenha a luz e o som no mínimo e faça o possível para evitar a estimulação que poderia torná-lo mais difícil para eles adormecerem novamente.
A ansiedade de separação pode fazer com que seu bebê chore quando você se afasta do berço. Se isso ocorrer, resista à tentação de tirá-los do berço. Em vez disso, tente técnicas para confortá-los gentilmente, como massagear a cabeça ou falar em voz baixa e calmante. Depois que eles relaxarem, você pode se afastar do berço e permitir que eles adormeçam.
Notas importantes
A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda que bebês de seis meses durmam de 12 a 16 horas por dia, incluindo sonecas, com horários regulares de sono e despertar. Dormir o suficiente é importante para o desenvolvimento saudável de bebês, e intervenções comportamentais podem ajudar a melhorar os problemas de sono em bebês. No entanto, a avaliação do sono infantil é desafiadora, e diferentes métodos podem levar a diferentes resultados.
O Centro Nacional de Defeitos Congênitos e Deficiências do Desenvolvimento (NCBDDD) do CDC lista marcos importantes de desenvolvimento para bebês de seis meses, incluindo o início da alimentação sólida e a capacidade de sentar sem apoio. Além disso, dados do mundo real de um aplicativo móvel mostram que bebês de seis meses dormem em média 12,3 horas por dia, com a maioria acordando pelo menos uma vez durante a noite.
A Academia Americana de Pediatria oferece dicas para ajudar os pais a estabelecer rotinas de sono saudáveis para seus bebês, incluindo criar um ambiente de sono seguro, estabelecer uma rotina de sono consistente e evitar alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir. O estabelecimento de rotinas de sono também pode ser importante para os resultados do sono em crianças pequenas.
Para reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) e outras causas relacionadas ao sono da morte infantil, o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver (NICHD) recomenda colocar os bebês para dormir de costas, em uma superfície firme e sem objetos soltos no berço. Além disso, pesquisas mostram que bebês que dormem sem interrupções podem ter um melhor desenvolvimento e humor materno.
A Academia Americana de Pediatria também observa que a maioria dos bebês é capaz de dormir a noite toda a partir de cerca de seis meses de idade, mas alguns podem precisar de ajuda para aprender a adormecer sozinhos. No entanto, é importante lembrar que cada bebê é único e pode ter necessidades diferentes em relação ao sono.
Perguntas Frequentes
O que muda no sono do bebê de 6 meses?
O sono do bebê de 6 meses pode mudar devido a uma fase chamada “regressão do sono”. Durante essa fase, o bebê pode apresentar dificuldades para dormir, acordar mais vezes durante a noite e ter mais irritabilidade. É importante lembrar que essa fase é temporária e faz parte do desenvolvimento do bebê.
Por que bebê de 6 meses acorda muito à noite?
O bebê de 6 meses pode acordar mais vezes durante a noite devido à regressão do sono. Além disso, ele pode estar passando por um período de crescimento, estar com fome ou precisar de uma troca de fralda. É importante que os pais mantenham a calma e tentem acalmar o bebê durante esses momentos.
Quando acaba a regressão do sono?
A regressão do sono pode durar de alguns dias a algumas semanas. É importante que os pais mantenham a rotina do bebê e tentem acalmar o bebê durante as noites agitadas.
O que dar para bebê de 6 meses dormir a noite toda?
Não há uma fórmula mágica para fazer o bebê dormir a noite toda. É importante manter a rotina do bebê, oferecer um ambiente tranquilo e confortável para dormir e atender às necessidades do bebê durante a noite. Cada bebê é único e pode ter necessidades diferentes.
Regressão do sono quando acontece?
A regressão do sono pode acontecer em diferentes fases do desenvolvimento do bebê, geralmente aos 4, 6, 8, 10 e 12 meses de idade. Durante essas fases, o bebê pode apresentar dificuldades para dormir e acordar mais vezes durante a noite.
É normal que o sono do meu bebê mude aos 6 meses de idade?
Sim, é normal que o sono do bebê mude aos 6 meses de idade devido ao desenvolvimento físico e cognitivo do bebê. É importante que os pais mantenham a rotina do bebê e ofereçam um ambiente tranquilo e confortável para dormir.
Regressão do sono 15 meses?
A regressão do sono pode acontecer aos 15 meses de idade, mas não é tão comum quanto a regressão do sono aos 4, 6, 8, 10 e 12 meses de idade. Durante essa fase, o bebê pode apresentar dificuldades para dormir e acordar mais vezes durante a noite.
Regressão do sono 18 meses?
A regressão do sono pode acontecer aos 18 meses de idade, mas não é tão comum quanto a regressão do sono aos 4, 6, 8, 10 e 12 meses de idade. Durante essa fase, o bebê pode apresentar dificuldades para dormir e acordar mais vezes durante a noite.