Noctúria é um distúrbio que afeta milhões de americanos, caracterizado pela necessidade frequente de urinar durante a noite. Embora muitas vezes associado a idosos, pode afetar pessoas de todas as idades e é frequentemente citado como causa de distúrbios do sono. A necessidade frequente de urinar pode causar sono fragmentado, sonolência diurna excessiva e um risco elevado de quedas perigosas. Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir as idas ao banheiro e melhorar o sono.
A redução da capacidade da bexiga, distúrbios do sono e produção excessiva de urina são algumas das causas da noctúria. Se você geralmente vai ao banheiro duas ou mais vezes por noite, é importante discutir seus sintomas com um profissional de saúde. Entender os conceitos básicos sobre a micção noturna frequente, incluindo suas causas, consequências e tratamentos, pode ser um primeiro passo para dormir melhor e com menos perturbações da noctúria.
O que é Noctúria?
Noctúria é a necessidade de acordar durante a noite para urinar. É um sintoma de outras condições, não uma doença em si.
De acordo com definições técnicas, uma pessoa tem noctúria se precisar sair da cama para urinar uma ou mais vezes por noite. Por esse critério, a noctúria é generalizada, afetando cerca de 40% dos adultos com idades entre 18 e 79 anos. Embora muitas pessoas possam não achar um despertar problemático, a noctúria tende a ser mais incômoda quando uma pessoa acorda duas ou mais vezes por noite.
A noctúria pode afetar pessoas mais jovens, mas torna-se mais comum com a idade, especialmente em homens mais velhos e pessoas designadas como homens no nascimento. Estima-se que quase 50% dos homens com mais de setenta anos precisem acordar pelo menos duas vezes por noite para urinar. No geral, a noctúria pode afetar até 80% dos idosos.
A noctúria ocorre com frequência durante a gravidez, mas geralmente desaparece dentro de três meses após o parto. Noctúria não é a mesma coisa que enurese noturna, que também é conhecida como urinar na cama. Ao contrário da noctúria, que envolve acordar e reconhecer a necessidade de urinar, a enurese noturna geralmente ocorre involuntariamente e sem a sensação de ter uma bexiga cheia.
Melhor suplemento de melatonina de 2023
Biohack Sono: melatonina com triptofano
- Contém melatonina que relaxa os músculos, reduz o estresse e cria padrões de sono mais profundos e consistentes.
- Inclui L triptofano, Vitamina b3, Vitamina b12, Vitamina b6 e Óleo de semente de abóborapara apoiar a produção natural de melatonina.
- Feito sem açúcar, amido, leite ou lactose, glúten ou trigo, soja, fermento ou peixe.
- Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias para clientes que não estiverem satisfeitos.
Causas da Noctúria
Produção Excessiva de Urina à Noite
A produção excessiva de urina à noite, conhecida como poliúria noturna, pode ser a causa mais comum da noctúria. Estima-se que seja uma causa contribuinte para até 88% dos casos. Em alguns casos, a produção excessiva de urina ocorre ao longo do dia e da noite, conhecida como poliúria global, geralmente associada à ingestão excessiva de líquidos, diabetes e função renal deficiente. Diuréticos, incluindo certos medicamentos e substâncias como álcool e cafeína, também podem causar aumento na produção de urina.
Quantidades elevadas de produção de urina que ocorrem apenas à noite podem estar relacionadas ao aumento da ingestão de líquidos durante a noite, bem como ao edema periférico, que é o inchaço ou acúmulo de líquido nas pernas, após a pessoa se deitar. Problemas médicos coexistentes podem contribuir para o edema periférico e aumentar o risco de poliúria noturna.
Além disso, algumas pesquisas indicam que mudanças no ritmo circadiano do corpo fazem com que os idosos tenham uma proporção maior de sua produção diária de urina ocorrendo à noite, o que pode ser um fator contribuinte para suas taxas mais altas de noctúria.
Redução da Capacidade da Bexiga e Aumento da Frequência Urinária
Mesmo sem aumento na produção de urina durante a noite, a redução da capacidade da bexiga e o aumento da frequência urinária podem resultar em noctúria. Infecções do trato urinário (ITU) podem fazer com que a pessoa sinta a necessidade de urinar com frequência. Essas infecções podem ocorrer em pessoas que têm bexiga hiperativa ou próstata aumentada, também conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB). Um aumento na vontade de urinar, inflamação do trato urinário e cálculos na bexiga podem ser fatores de risco para a diminuição da capacidade da bexiga e o aumento da frequência urinária, que podem levar à noctúria. Algumas pessoas experimentam aumento da frequência urinária e urgência ao longo do dia, enquanto outras percebem que isso ocorre principalmente à noite.
Distúrbios do Sono
Embora tenhamos a tendência de nos concentrar na micção noturna como um distúrbio do sono, há evidências convincentes de que problemas de sono também são um fator importante que desencadeia casos de noctúria.
Um dos exemplos mais claros é a apneia obstrutiva do sono (AOS), que causa pausas repetidas na respiração durante a noite. A AOS reduz repetidamente o fluxo de ar e os níveis de oxigênio durante o sono e influencia os hormônios de maneira que aumenta a produção de urina. Além disso, pessoas com AOS têm interrupções frequentes do sono, o que as torna mais propensas a perceber a necessidade de urinar.
A noctúria ocorre em cerca de 50% das pessoas com AOS. Além da AOS, há um debate entre especialistas sobre se a noctúria causa distúrbios do sono ou vice-versa. É mais provável que os problemas de sono, incluindo insônia, sejam a causa raiz se uma pessoa tiver dificuldade para voltar a dormir após ir ao banheiro.
Pesquisas em idosos indicam que um sono mais leve pode aumentar a susceptibilidade à noctúria. Pessoas mais velhas passam menos tempo nas fases de sono profundo, o que significa que são despertadas mais facilmente. Idosos produzem mais urina diariamente à noite, o que demonstra como vários fatores podem trabalhar simultaneamente para causar micção frequente durante a noite.
Sintomas e Diagnóstico da Noctúria
Se você está indo ao banheiro duas ou mais vezes por noite, é importante discutir seus sintomas com seu provedor de cuidados de saúde. Embora a noctúria não seja uma doença, pode ter consequências significativas para a saúde. Pode estar conectada a problemas subjacentes graves, e as idas ao banheiro durante a noite podem interromper o sono e criar preocupações adicionais de saúde.
Seu médico pode abordar quaisquer problemas subjacentes e ajudar a desenvolver um plano de tratamento.
Preparando-se para a consulta médica
Para entender melhor seus sintomas, seu médico provavelmente fará perguntas sobre seu histórico médico e realizará um exame físico.
Para se preparar para a consulta médica, pode ajudar manter um diário de sintomas e outros detalhes, incluindo:
- Quantas vezes você vai ao banheiro por noite
- Quão difícil é voltar a dormir após cada ida ao banheiro
- Quanto líquido você consome ao longo do dia e à noite
- Que tipo de refeições você come e quanto sódio você consome
- Quaisquer medicamentos que esteja tomando atualmente
Após a consulta, seu médico pode recomendar testes adicionais de laboratório ou exames de sangue para identificar possíveis causas de sua noctúria.
Dicas para Gerenciar a Noctúria para um Sono Melhor
Tratamentos Médicos para Noctúria
Quando uma condição subjacente causa a noctúria, o tratamento dessa condição pode reduzir as idas noturnas ao banheiro. Muitos pacientes com noctúria são tratados com medicamentos ou têm ajustes em seus medicamentos existentes.
Mudanças no Estilo de Vida
Várias mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a noctúria problemática. Essas mudanças são projetadas para reduzir a produção de urina noturna e incluem:
- Reduzir a ingestão de líquidos à noite, especialmente antes de dormir
- Diminuir o consumo de álcool e cafeína, especialmente à tarde e à noite
- Elevar as pernas uma hora ou mais antes de dormir para reduzir a reabsorção e conversão de edema periférico em urina durante o sono
Trabalhar com um médico e fazer mudanças no estilo de vida pode reduzir o número de idas ao banheiro durante a noite, mas elas podem não eliminá-las completamente. Por esse motivo, é importante tomar medidas para tornar essas idas o mais seguras possível, especialmente para pessoas mais velhas.
A iluminação de baixa potência ativada por movimento pode facilitar a caminhada de ida e volta ao banheiro. O caminho deve ser desobstruído de perigos comuns, como fios ou tapetes. Pessoas com problemas de mobilidade ou que têm alta urgência de urinar ao acordar podem descobrir que um urinol ou comode ao lado da cama melhora a segurança e reduz a interrupção do sono.
Higiene do Sono
Focar na higiene do sono, que inclui o ambiente do seu quarto e hábitos de sono, pode reduzir os despertares nos quais você percebe a necessidade de ir ao banheiro. Exemplos de hábitos saudáveis de sono incluem:
- Manter um horário de sono consistente, incluindo acordar no mesmo horário nos dias de semana e fins de semana
- Ter uma rotina constante que o prepare para a cama todas as noites
- Aprender técnicas de relaxamento que possam tranquilizar sua mente na hora de dormir e quando você quiser voltar a dormir após ir ao banheiro
- Fazer exercícios diários que podem ajudá-lo a ter um sono mais profundo
- Preparar sua cama com o melhor colchão, travesseiros e roupas de cama para promover conforto
- Personalizar seu quarto para ter uma luz e ruído mínimos, uma temperatura agradável e um cheiro agradável
- Limitar o uso de dispositivos eletrônicos, incluindo smartphones, que podem ativar o cérebro e reduzir a produção do hormônio promotor do sono, a melatonina
Referências
Aqui estão algumas fontes confiáveis que foram utilizadas para fornecer informações sobre noctúria:
- van Kerrebroeck, P., Abrams, P., Chaikin, D., Donovan, J., Fonda, D., Jackson, S., Jennum, P., Johnson, T., Lose, G., Mattiasson, A., Robertson, G., Weiss, J., & Standardisation Sub-committee of the International Continence Society (2002). A padronização da terminologia em noctúria: relatório do Subcomitê de Padronização da International Continence Society. Neurourology and urodynamics, 21(2), 179–183. Neurourology and Urodynamics
- Tikkinen, K. A., Tammela, T. L., Huhtala, H., & Auvinen, A. (2006). A noctúria é igualmente comum entre homens e mulheres? Um estudo populacional na Finlândia. The Journal of Urology, 175(2), 596–600.
- Johnson, T.M. III (2022, September 20). Noctúria: Apresentação clínica, avaliação e manejo em adultos. In M.P. O’Leary (Ed.). UpToDate.
- Duffy, J. F., Scheuermaier, K., & Loughlin, K. R. (2016). Perturbação do sono relacionada à idade e redução do ritmo circadiano da produção de urina: Contribuição para a noctúria? Current Aging Science, 9(1), 34–43.
- MedlinePlus: Biblioteca Nacional de Medicina (EUA). (2020, November 18). Doenças renais.
- Maddukuri, G. (2022, December). Micção excessiva ou frequente. Merck Manual Consumer Version.
- Torimoto, K., Hirayama, A., Samma, S., Yoshida, K., Fujimoto, K., & Hirao, Y. (2009). A relação entre poliúria noturna e a distribuição de fluidos corporais: avaliação por análise de impedância bioelétrica. The Journal of urology, 181(1), 219–224.
- A.D.A.M. Medical Encyclopedia. (2020, August 13). Infecção do trato urinário – Adultos. MedlinePlus.
- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. (2014, September). Aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna).
- A.D.A.M. Medical Encyclopedia. (2022, April 10). Cálculos na bexiga. MedlinePlus.
Perguntas Frequentes
O que é noctúria na urina?
Noctúria na urina é uma condição em que uma pessoa acorda durante a noite para urinar com frequência, afetando a qualidade do sono.
Qual a diferença entre nictúria e noctúria?
A nictúria e a noctúria referem-se ao aumento da necessidade de urinar durante a noite. A diferença principal é que a nictúria é a necessidade frequente de urinar durante a noite, enquanto a noctúria é acordar várias vezes durante a noite para urinar.
O que é poliúria e nictúria?
Poliúria é a produção excessiva de urina, levando a micções frequentes. Nictúria é a necessidade frequente de urinar durante a noite.
Como evitar a noctúria?
Para evitar a noctúria, é recomendado limitar a ingestão de líquidos algumas horas antes de dormir, evitar o consumo de cafeína e álcool à noite, e elevar as pernas durante o dia para reduzir o inchaço.
Existe noctúria tratamento natural?
Alguns tratamentos naturais para a noctúria incluem a prática de exercícios de Kegel, redução do consumo de líquidos à noite, e a adoção de hábitos saudáveis de sono.
Qual é o noctúria tratamento?
O tratamento para a noctúria pode envolver a identificação e tratamento de condições subjacentes, ajustes na medicação, terapia comportamental, e em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.